fbpx

A psicanálise é uma abordagem psicoterapêutica fundada por Sigmund Freud no final do século XIX, que se dedica ao entendimento profundo da psique humana. Ela explora pensamentos, sentimentos, emoções e como as questões inconscientes influenciam o nosso bem-estar. Utiliza a associação livre de ideias e sonhos na compreensão sobre como se dão as relações interpessoais, as atitudes e processos internos na vida da pessoa.

Embora Freud, o pai da psicanálise, não tenha abordado diretamente a temática da menopausa em seu trabalho, sua contribuição quanto ao desenvolvimento psicossexual serve como base até hoje para compreender as questões psicológicas que se fazem presentes em todas as fases da vida, inclusive na menopausa.

Essa abordagem parte da ideia de que eventos e conflitos vividos no passado, durante a infância, por exemplo, podem influenciar nos relacionamentos interpessoais e na maneira como a pessoa exerga o mundo a si mesma. Assim como, os relacionamentos interpessoais e outros aspectos presentes no momento atual, em forma de inseguranças, medos ou outros sentimentos que causem sofrimento psíquico.

O que a psicanálise oferece para mulheres na menopausa?

Para as mulheres na menopausa, a psicanálise oferece uma visão valiosa para propiciar uma forma efetiva de examinar e compreender as transformações que estão vivenciando nessa fase tão importante de suas vidas. Esta fase pode despertar questionamentos sobre sua identidade, autoestima, sexualidade e propósito, entre outros temas presentes no seu inconsciente.

Durante a menopausa, muitas mulheres enfrentam mudanças na percepção de si mesmas, provocadas tanto por alterações físicas desencadeadas pela drástica mudança hormonal, quanto pela transição para uma nova etapa da vida.

A psicanálise ajuda na exploração dos impactos dessas mudanças e em como afetam a identidade e a autoestima, encorajando um diálogo interno que pode revelar novas maneiras de autoaceitação e amor próprio.

Muitas questões podem ser levantadas nessa fase, mas as mais comuns estão relacionadas à sexualidade, relacionamentos interpessoais e o envelhecimento.

1. A sexualidade feminina na menopausa

As alterações hormonais típicas do processo da menopausa podem causar um impacto significativo na vida sexual da mulher, sendo este um aspecto que a psicanálise consegue abordar com sensibilidade e de maneira profunda. Isso devido ao fato de investigar os sentimentos e questões inconscientes que a mulher pode carregar acerca da sexualidade, ajudando-na a redescobrir sua vida sexual de maneira adaptada à sua nova realidade.

A psicanálise, portanto, reconhece a importância das mudanças biológicas inerentes à menopausa, mas busca contextualizá-las dentro de uma visão mais ampla da sexualidade feminina.

A terapia ajuda na exploração dessas alterações físicas quanto à maneira como interagem com a psique, influenciando na forma como a mulher se percebe e se relaciona com sua sexualidade.

2 Relacionamentos interpessoais e Intimidade

As transformações pessoais durante a menopausa também podem repercutir nas relações íntimas e familiares. A psicanálise proporciona um espaço seguro para explorar essas questões, promovendo um entendimento mais profundo das necessidades e desejos individuais, e como estes se manifestam nas interações pessoais e vivências com os outros.

3. Enfrentamento o Envelhecimento

A menopausa frequentemente se apresenta como um momento de reflexão sobre o envelhecimento. Dessa forma, a psicanálise permite um mergulho profundo nessas reflexões, ajudando a mulher a enfrentar e aceitar o processo de envelhecimento de maneira saudável e natural.

Ao se engajar na psicanálise, as mulheres na menopausa não apenas ganham meios valiosos para enfrentar sobre seus desafios atuais, mas também adquirem ferramentas para viver essa fase de forma mais plena e significativa.

A psicanálise se apresenta, portanto, como um caminho poderoso para a autodescoberta e o bem-estar durante a menopausa, oferecendo um suporte inestimável na jornada para o autoconhecimento e a realização pessoal.

Com isso, ajuda a entender e navegar pelas complexidades da sexualidade feminina na menopausa. Ao abordar tanto as dimensões físicas quanto psicológicas, a terapia psicanalítica pode fornecer um olhas valioso e apoio para mulheres que buscam manter ou redescobrir sua vida sexual e afetiva durante de maneira plena e natural.

Como funciona o atendimento psicanalítico?

As sessões de psicanálise em geral acontecem de forma semanal com duração de até 50 minutos. Os horários são agendados de maneira prévia e acontecem sempre no dia e hora marcados.

Cada psicanalista atua de acordo com sua própria clínica. No meu caso, trabalho com tratamento contínuo, renovado mensalmente.

As sessões são online e acontecem por meio de vídeochamada, com a utilização de ferramentas e plataformas reconhecidas e seguras. Com isso, é possível fazer análise em qualquer lugar do mundo, com conforto e comodidade.

Tudo que é dito durante a sessão é mantido sob absoluto sigilo.

Se você deseja agendar uma entrevista ou esclarecer qualquer dúvida, acesse o botão abaixo e envie seu contato.

agende sua consulta

Deixe seu comentário

google-site-verification=YNXRddzE7b7yh3G8EflWwCZm6cKc14b4KoQWihWKB-A