fbpx

O luto é uma experiência inevitável, mas quando se trata de crianças, a compreensão e o apoio adequados são de extrema importância.

A perda de um ente querido pode ser confusa e dolorosa para os pequenos, que muitas vezes não possuem as ferramentas emocionais para lidar com a situação tristeza e perda.

Como psicanalista e psicóloga, penso que é fundamental na psicanálise de crianças, abordar o luto infantil com muita sensibilidade e conhecimento das questões psíquicas envolvidas.

O luto infantil e a psicanálise

Na psicanálise freudiana, entendemos que o luto é um processo natural e necessário para a elaboração da perda.

Freud, em seu ensaio “Luto e Melancolia” (1917), descreveu o luto como um trabalho psíquico que envolve a retirada da libido investida no objeto perdido. Para as crianças, esse processo pode ser ainda mais complexo e difícil, pois elas ainda estão em desenvolvimento emocional e cognitivo.

As crianças podem não compreender completamente o conceito de morte e podem expressar seu luto de maneiras que os adultos não esperam, como por exemplo, se expressando por meio de brincadeiras, ter mudança de comportamento ou até mesmo apresentar um quadro de regressão a estágios anteriores de desenvolvimento.

O que os adultos podem fazer sobre o luto infantil

Primeiramente é importante dizer que os adultos ao redor da criança precisam estar atentos e preparados para oferecer todo o suporte necessário, por mais dor que também por ventura estejam sentido.

Vou colocar algumas maneiras que podem ajudar a criança a lidar com o luto:

  1. Comunicação Aberta
    Fale sobre a morte de maneira honesta e com uma linguagem apropriada para a idade da criança, mas que explique a real situação. Evite eufemismos que possam confundir ainda mais, como por exemplo ” ah.. vovó virou estrelinha”. Pode parecer algo confortante mas na verdade não ajuda na elaboraçao da criança.
  2. Validação dos Sentimentos
    Reconheça e valide os sentimentos da criança, permitindo que ela expresse sua tristeza, raiva ou confusão sem julgamento. É normal sentir saudade e a dor da ausência, mas é um processo que a criança inevitavelmente irá se deparar. Dar vazão a este sentimento faz parte do processo de luto.
  3. Ritualização
    Participar de rituais de despedida, como funerais, pode ajudar a criança a compreender a realidade da perda e iniciar o processo de luto. Sei que muitos pais e respondáveis evitam de levar a criança a um enterro, por exemplo, mas a depender da idade, isso faz parte do processo de despedida e elaboração da real situação aconteça de maneira natural.
  4. Manutenção da Rotina
    Manter uma rotina estável pode proporcionar um senso de segurança e normalidade durante um período de grande incerteza.
  5. Apoio Terapêutico
    Considerar a ajuda de um profissional, como um psicanalista infantil, pode ser benéfico para ajudar a criança a elaborar a perda de maneira saudável.

Considerações finais

O luto infantil é um tema delicado e complexo, mas com o apoio adequado, as crianças podem sim aprender a lidar com a perda de maneira saudável e resiliente. A compreensão e o apoio são fundamentais para ajudar os pequenos a navegarem por esse difícil caminho.

Se você deseja saber mais sobre como a psicanálise pode ajudar no processo de luto, acompanhe meus outros posts sobre o tema.  

Deixe seu comentário

google-site-verification=YNXRddzE7b7yh3G8EflWwCZm6cKc14b4KoQWihWKB-A